Quando falamos de projetos de Identidade Visual, é muito comum que os clientes queiram pular etapas e partir para a fase "divertida" do projeto, que é a entrega. Porém, um projeto de design gráfico exige organização e principalmente alinhamento de expectativas. Nós já conversamos anteriormente sobre briefing, que é a etapa inicial, a coleta de informações, quando o cliente expõe suas ideias, dados, informações e o designer também esclarece algumas dúvidas.
Convenhamos, é uma fase burocrática e até um pouco chata, porque exige do cliente que ele resgate informações sobre a empresa e responda perguntas para as quais ele ainda não tem as respostas. Todo esse material fica no campo das ideias, achismos, números e não é nada visual. Por isso, eu adiciono em meus projetos a etapa de moodboard.
Munido das informações coletadas no briefing, eu busco referências em dezenas de sites e plataformas para encontrar estilos, cores e tipografias que conversem com o projeto. Além de ser um exercício fortíssimo para me atualizar, eu encontro nessas imagens uma maneira de ilustrar minhas ideias.​​​​​​​
Então, novamente converso com o cliente e apresento essas imagens, e como eu sempre costumo falar: eu não fiz nada disso aqui, podemos falar mal à vontade. Por exemplo, se o cliente queria a cor verde na logo, conseguimos detalhar o que essa cor verde quer dizer, qual tom de verde? mais ou menos saturado? Um verde alegre ou mais sério?

E é nessa etapa que consigo captar detalhes que passaram despercebidos ou nem havíamos mencionado anteriormente, transformando cada projeto com seu DNA próprio, com personalidade e que se comunica efetivamente com o público-alvo.

Se você está buscando um projeto de identidade visual personalizado e único, desenvolvido por mim, não hesite em entrar em contato comigo. Estou aqui para transformar suas ideias em realidade e criar uma identidade visual que verdadeiramente represente a essência e os valores da sua marca.

Talvez você também goste

Back to Top